Morato
O Morato é um projeto de robô autônomo da categoria Trekking Pro, capaz de navegar em um ambiente desconhecido, alcançar pontos específicos e sinalizar ao chegar neles. Além disso, ele é capaz de identificar e desviar de obstáculos. Durante a competição, os robôs precisam utilizar sensores, como câmeras, sonares e GPS, para reconhecer e mapear o terreno, evitar obstáculos, encontrar pontos de interesse pré-definidos e navegar até eles de forma autônoma. Os desafios podem incluir tarefas como atravessar terrenos acidentados, contornar obstáculos em movimento, localizar alvos ou objetos específicos, entre outros.
ROS-INHO
O Ros-inho é um projeto educacional de robô autônomo da categoria Seguidor de Linha, cujo objetivo é seguir uma linha em uma pista e completar o percurso o mais rápido possível. No entanto, o Ros-inho não é um robô competitivo. Ele foi criado com o intuito de ser didático, proporcionando aos membros da equipe a oportunidade de aprender sobre o ROS2 (Robot Operating System 2), além de estudar e implementar novas tecnologias.
KOCÁ
Kocá é um pequeno robô na categoria MiniSumô. Combina eletrônica, mecânica e programação para garantir um desempenho ágil e competitivo. Equipado com sensores e algoritmos de controle preciso, ele é capaz de detectar e reagir aos movimentos do oponente em milissegundos, buscando sempre a vantagem tática. Além de competir, o projeto é a prova do talento e esforço da equipe. Cada parte do robô foi cuidadosamente escolhida e montada para garantir que ele seja competitivo e confiável.
SUVACO DE COBRA
O Suvaco de Cobra é um robô da categoria MiniSumô, integrante da equipe Goytaborgs. Seu nome é uma homenagem à identidade de Campos dos Goytacazes, destacando uma comunidade notável dentro da cidade. O MiniSumô é uma competição em que pequenos robôs autônomos disputam em uma arena circular chamada Dohyõ. O objetivo é empurrar ou derrubar o oponente para fora da arena, aplicando conceitos estratégicos de mecânica, eletrônica e software.
CAMELINHO
Camelinho é um robô seguidor de linha projetado para competir na modalidade perseguidor de linha. Sua função principal é percorrer de maneira autônoma um trajeto determinado por uma linha contínua e alcançar seu adversário, que também percorre o mesmo percurso.
LAMBRETA
O nome do seguidor de linha, “Lambreta”, segundo o dialeto campista remete a sandália de dedo tradicional Havaianas. O robô foi projetado para participar das competições na modalidade seguidor de linha, seguindo o padrão exigido pela RoboCore. Ele deve ser capaz de percorrer de forma autônoma um percurso especificado por uma linha contínua e parar na marcação determinada.
CHAPÉU SELETOR
O Chapéu Seletor, combina a magia de Harry Potter com a tecnologia da robótica para proporcionar uma experiência única. Ao ser ativado por proximidade, ele seleciona aleatoriamente uma das casas de Hogwarts e emite áudio correspondente, acompanhado de movimento e luzes que imergem o usuário na sensação de ser selecionado pelo Chapéu Seletor. Vencedor do primeiro lugar na competição de robótica Summit em 2023, nosso objetivo é trazer alegria aos fãs de Harry Potter enquanto destacamos nossa equipe no mundo da tecnologia e da inovação.
CAIXETA
O projeto Caixeta foi criado a partir do propósito de competir em uma modalidade que está em construção no Brasil, a RoboCar Race. Nesta competição, a ideia em suma, é construir veículos autônomos em escala, para então competir, se assemelhando a uma corrida de fórmula 1, os veículos podem se mover em uma pista, que igualmente é em escala, somente a partir do reconhecimento de cones em seus limites laterais e/ou localização por meio de componentes eletrônicos. O projeto Caixeta, recebeu este nome por homenagem a um Distrito da zona rural da cidade de Campos dos Goytacazes.
CHUVISCO
Chuvisco é um robô autônomo na categoria de Perseguidor de Linha, projetado para seguir um trajeto demarcado por uma linha e alcançar seu adversário, que também percorre o mesmo percurso. Seu nome é uma homenagem ao doce típico de Campos dos Goytacazes, conhecido como chuvisco.
AVUADOR
Apresentamos o Avuador, um drone FPV de 5 polegadas que redefine a experiência de voo. Equipado com tecnologia avançada e design inovador, o Avuador oferece uma jornada de adrenalina e emoção. Com uma controladora de voo F722 de alta performance, motores potentes e hélices de carbono, ele garante estabilidade excepcional e agilidade impressionante. Sua câmera de alta definição e transmissão de vídeo em tempo real proporcionam uma visualização de primeira linha. Prepare-se para decolar rumo a uma aventura sem limites com o Avuador, um drone que eleva suas expectativas e transforma cada voo em uma experiência inesquecível.
JOKEY HOKEY CLUB
Os robôs da recém criada categoria Hockey Micro são projetados para competir em um ringue. Com peso de até 454 g (1 lb), este robô ágil tem como objetivo lançar o disco no gol do time adversário. Cada equipe possui três desses robôs controlados remotamente, proporcionando um jogo emocionante.
SAPÃO
O Sapão é um robô de combate com 150g (categoria fairyweight). Ele é feito de impressão 3D preta e possui uma arma ativa giratória na cor verde. Sua eletrônica é composta por dois motores para as rodas, um para a arma, um controlador (ESC) para a arma e um para a locomoção e um receptor (para a comunicação com o controle remoto).
SAPO 2
O Sapo 2 é um robô de combate com 150g (categoria fairyweight). Ele é feito de impressão 3D preta e possui uma arma ativa giratória na cor azul. Sua proposta é aprimorar o que já é funcional no Sapão.
MARRECO
Marreco é um dos projetos mais antigos da nossa equipe, mantendo-se como o mais antigo ainda ativo. Seu nome homenageia uma forma característica de se referir a alguém em Campos dos Goytacazes. Este projeto introduziu pela primeira vez o conceito de locomoção tangenciada na equipe e desde então vem sendo aprimorado continuamente. Trata-se de um robô de arma ativa do tipo eggbeater, cuja carcaça é predominantemente composta por TPU e fibra de carbono. Ao longo de sua trajetória, o Marreco já participou de diversas competições renomadas, incluindo IronCup, RSM, RCX, Summit, entre outras. Embora tenha obtido posições destacadas, ainda não conquistou um lugar no pódio.
CABRUNCO
Cabrunco é um dos nossos robôs de combate da categoria beetleweight (1,36kg), cujo projeto começou em 2023. Sua arma é em formato eggbeater, possuindo aproximadamente 400g de aço 4340 temperado. Enquanto sua locomoção utiliza motores brushless e atualmente conta com transmissão perpendicular com engrenagens de esmerilhadeira.
AIRIZES
Airizes é um dos nossos robôs de combate da categoria beetleweight (1,36Kg), cujo nome faz referência ao Solar dos Airizes, patrimônio histórico cultural de Campos dos Goytacazes. Trata-se de um robô de arma ativa do tipo eggbeater de aço 4340 com sistema de direção de duplo motor para a arma e locomoção tangenciada de duas rodas. Construído a partir de uma estrutura de alumínio e fibra de carbono, além de uma armadura externa impressa em TPU.
PAJÉ
O pajé é um robô da categoria hobby weight que tem sido desenvolvido desde 2023, onde participou de seu primeiro combate. Sua primeira versão foi completamente mudada, mantendo apenas o estilo de arma (Eggbeater) sendo um vertical spinner. Sua arma foi usinada em nossa instituição e feito tratamento térmico na Temperaço na capital do Rio de Janeiro. O projeto foi realizado pensando em um estilo de robô agressivo que, ao mesmo tempo, consiga receber impactos diretos. Suas grandes lutas aconteceram na NHRL onde conquistamos duas vitórias durante a competição.
URURAU
O Ururau é um vertical spindle da categoria featherweight com um peso máximo de 13,6 kg e dimensões de 42 cm x 30 cm. Sua locomoção é realizada por correias dentadas GT2 que transmitem o movimento do motor brushless para suas duas rodas. Possui um total de 4 rodas. O conjunto girante usado para atacar o adversário é composto por 2 discos de aproximadamente 2,2 kg cada, com um diâmetro máximo de 150 mm, unidos por um hub de alumínio que pesa aproximadamente 400 g. Esses discos têm uma rotação máxima de 28.700 RPM.